segunda-feira, 15 de abril de 2013

Esperteza até que ponto


Há pessoas especialista em sacar o que os outros constroiem e começam o seu trabalho apartir daí. Por um lado inteligente por outro pouco sério. Quais as margens entre o aceitável e o injusto. Muitos ganham trunfos e glórias porque o que fica visível são os resultados. 

Não olham a meios para atingir os seus fins.

Até que ponto e apartir do qual já é abuso e depois chega a inaceitável.
Muitos mexem muito e não chegam a grande resultados.

Outros são muito eficazes e conseguem distinguir o superfulo do essencial com bons resultados.

Outros aproveitam-se e conseguem uma imagem de fantástico sendo fictício. Tudo artificio de saber dar uma boa imagem e aproveitar-se do trabalho dos outros de uma forma que fica na fronteira tenua de normal e abuso e cruel.  A esperteza de fazer os outros de parvos.

Muitos pais para não terem que procurar, não perder tempo, compram igual aos outros, educam os filhos a observar os outros e comprar igual e fazer igual. Por um lado as crianças   gostam, e o ambiente em casa fica mais pacifico, mas este sistema de desenvolver a falta de autonomia de carácter, a inveja e a cobiça nas crianças é inacreditável mas acontece mais do que devia.


É muito prático copiar tudo, mas no futuro as crianças vão copiar os outros cada vez mais e depois talvez sem saber aonde parar.

Das pequenas coisas sem importância aos assuntos sérios, o exemplo dos pais de aproveitadores vangoloriando-se da sua esperteza vão se gerando pessoas amorfas de carácter manobráveis e de pouca confiança.

Será que os pais não percebem o que estão a fazer ou acham mesmo bem.  Que assim os filhos sobrevivem mais fácilmente?


Vivemos numa época que a imagem vale mais, mas até que ponto é que isto vai chegar?


As pessoas não têm tempo e só "observam" a superficie?


Os vendedores da banha da cobra têm tido sucesso, mesmo com pernas de barro, sem escrúpulos vão se fazendo estrelas.  Mas até quando?


Não será preciso mais do que isto?


É preciso que alguém faça o trabalho sério e construtivo.  Um país não pode viver só de mentiras e imagem.


Ainda não percebi como o ex-primeiro ministro Sócrates conseguiu ir para a televisão pública do nosso país passado de tão pouco tempo de tudo o que aconteceu e provocou.


Já há quem no twitter se refira a este senhor em código para não ter represálias no futuro, será que é mesmo assim?  Espero que não.




Nenhum comentário: