segunda-feira, 11 de março de 2013

Impressoras 3D


Quando as impressoras domésticas começaram a imprimir fotografias como se revelassemos numa loja, achei revolucionário e fantástico.

Quando comprei a impressora pensei que ia ser ótimo e ia poder ter as minhas fotografias reveladas e organizadas sem ir à loja.

Na prática acabo por revelar uma ou outra fotografia que seja preciso com urgência e de resto continuo a ir às lojas quando quero imprimir mais fotografias.  Para imprimir com qualidade é preciso gastar bastante tinta e se for a fazer em casa, tenho que estar sempre a comprar tinta e papel e isso acaba por não ser prático nem muito económico.  O consumo não é continuo nem regular e portanto não é prático manter tinteiros em reserva nem muito papel, que podem estragar-se com o tempo.

As impressoras em 3D são uma invenção fantástica e mesmo muito revolucionárias.  

Até chegar a nossas casas e alterar o nosso modo de ver os produtos é ainda difícil prever, mas não há dúvida que revoluciona a indústria de uma maneira quase imprivisível e fantástica.

Será assim?

Pode de deixar de ser necessário o transporte de cargas de produtos acabados.
O tipo de transporte vai ser o fornecimento de matérias primas para alimentar as impressoras.
Os armazéns guardam mais matérias primas do que produtos acabados.
Vai haver fábricas para preparar a matéria prima para as impressoras de 3D 
Vai haver fábricas para fazer essas impressoras (3D) em que vão ter que ser muito variadas em tamanho e funções e que produtos vão fabricar.

Será que as lojas deixarão de ter os produtos expostos e passarão a ser produzidos na hora pela impressora como o cliente quer?

E quando chegarem a serem de tamanho doméstico estas impressoras e estiverem à venda que tipo de produtos nós gostariamos de imprimir em casa?

Agora já há quem faça o seu pão em casa e portanto compra farinha para a sua máquina.

O que vamos querer produzir em casa?

Acho engraçado mas ainda não consegui definir que produtos eu gostaria de não depender de ter que ir comprar, porque o que para mim seria mais necessário, são os produtos frescos do dia a dia, tiram mais tempo e desgastam passar a vida a ter que ir à loja comprar (pão, fruta, legumes e leite).

Claro que poder escolher a cor ou a forma é divertido, mas perante a limitação das máquinas que existem e já são fantásticas, ainda não sei qual impressora com que funções eu compraria para ter em casa.

Talvez como mulher que sou, gostaria de poder ter uma impressora para sapatos e para roupa.

Não me importava de ter duas impressoras, uma para sapatos e outra para roupa.  Mas na verdade sabia que depois iria ficar limitada a imprimir em casa, porque ou a impressora não conseguia aquele tom que eu queria ou o material, ou eu teria que ir comprar os consumiveis que eu queria para produzir o que queria.  E se essas matérias primas tivessem prazos ou fossem caros eu secalhar não ia usar a impressora assim tanto.

Também convencer os consumidores a investirem em impressoras de 3D terão de ser um preço acessível de forma a compensar produzir o produto em casa.  

Será que depois teremos lojas de impressão de produtos diferentes como aconteceu com as lojas de fotocópias?

E depois esses produtos serão compativeis com o meio ambiente?

Haverá mais ou menos desperdícios?

Será que ainda vou assistir a isto?  Poder comprar uma impressora para casa para poder escolher os meus sapatos, a meu gosto.  A roupa com o tecido que quero e os padrões que quero?  Fabricados em pouco tempo?

Vamos ver?  

É interessante pensar que descobertas que estão a ser feitas hoje em dia, virão realmente a ser revolucionárias no nosso dia a dia no futuro.



Nenhum comentário: