segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O Comportamento tem réplicas




Do Céu caiu uma estrela - Um filme de Frank Capra - A personagem representada por James Stewart no Natal está desesperado, tem mulher e filhos, mas está tão desesperado que pensa em que não devia ter existido e pensa em acabar com tudo. Nessa altura, tem a possibilidade de ver a vida dele para trás (e nós também vemos), percebe o quanto ele fez a diferença nas pessoas com quem ele foi-se cruzando na vida e com isso ele pensa melhor e acaba por ver outra forma de enfrentar a dificuldade e acaba por ser apoiado e ajudado.

É sem dúvida um filme que toda a gente deve ter presente, principalmente numa altura difícil, é bom percebermos que todos fazemos diferença e falta.  Qualquer pessoa tem efeito nos outros e isso faz toda a diferença.

Todos nós gostamos quando alguém tem um gesto amável conosco, os portugueses costumam ter fama de serem gentis, mas é preciso pensar que devemos continuar e podemos ser melhores.

É preciso que cada criança tenha alguém que acredite nela e aposte nela. É preciso falar com as crianças, elas não sabem se não sentirem, ou ouvirem alguém que acredita, que confia nelas, que acha que elas são capazes.

Há quem diga que uma das orientações que podemos ter para saber o que queremos fazer na vida é pensar como queremos que os outros se lembrem de nós quando morrermos.

As crianças captam tudo e o exemplo que lhes damos é mais forte que tudo o que dissermos.  Assim não são só os nossos filhos que podem beneficiar de um bom exemplo mas são todos com quem nos cruzamos todos os dias.

Os professores, os pais os tios os avós todos eles deixam marcas em nós, e com isto quero dizer que mesmo que a vida esteja a correr mal, há que pensar que alguém pode beneficiar com o nosso comportamento agradável.

Quem não se lembra de um professor que era melhor que outros, que disse alguma coisa que fez diferença, uma tia ou tio que foi simpático, alguma conversa que tiveram conosco ou que nós assistimos e vimos como um bom exemplo a seguir.

Os outros que não têm culpa do que nos acontece, não precisam de levar com a nossa má disposição.

As coisas boas e as coisas más passam e com calma consegue sempre haver uma solução.

Se não formos simpáticos é mais difícil os outros serem simpáticos conosco, não é ser interesseiro mas perceber que podemos ser nós os primeiros a ser amáveis e não estar à espera que sejam conosco.

Muitas vezes pensamos que alguém fez bem uma coisa mas achamos que não vale a pena dizer.  Eu acho que as coisas boas devem ser ditas.

Ter um comportamento agradável ou sorrir, ainda não paga imposto.



Um comentário:

curtos instantes disse...

Aqui fica: um sorriso.

curtosinstantes.blogspot.com