terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Tempos piores médicos melhores

Médicos quando bons deviam receber mais do que nós todos.

Quando digo isto é porque já várias vezes ao longo da vida conheci diferentes médicos e não há dúvida que são fundamentais.

Médicos cuidadosos, sensatos e humanos precisam-se!  

É fundamental que a formação de novos médicos seja muito bem preparada a nível técnico mas a ligação com o doente é muito importante.

Saber com quem estão a falar em assuntos sérios, deve ser levado a sério, não podem assustar nem podem pensar que estão à frente de algum atrasado mental.

Até agora com as médias exigidas para entrar em medicina, Portugal assistiu à formação de muitos médicos muito técnicos mas com motivações muitas vezes erradas, a esperança de grandes ordenados motivou muitos bons alunos a ir para medicina sem terem o minimo de vocação, e com isso deparamos com médicos brutos e sem qualquer sentimento.

Hoje com a crise e a descida das mordomias talvez a escolha de medicina seja mais ponderada e a motivação seja principalmente a vocação, tenho esperança.

Era importante voltar a ter médicos com mais vocação do que com interesses económicos.

Claro que como disse antes, quando bons devem ser premiados e reconhecidos.  E é injusto que com a crise alguns que trabalham imenso e com ótimos resultados sejam prejudicados, mas por uns pagam os outros.

Depois desta crise passar os bons vão-se continuar a salientar e isso será depois compensado.  E daqui para a frente a vocação talvez volte a ser a principal razão para estudar medicina e com isso no futuro todos iremos beneficiar disso.  Até as médias poderão baixar.

Existem médicos que fazem coisas fantásticas, desde aquele que consegue que as crianças gostem de ir ao médico (e assim na vida vão achar mais normal ir ao médico), como aqueles que fazem transplantes, operações ao coração, ajudam a curar cancros com humanidade e esperança.

Temos imensos portugueses que estudam fora Medicina e talvez aí estejam os com mais vocação.  Espero que no futuro após estas trapalhadas se consiga que estes venham para Portugal ajudar a continuar a ter um serviço médico humano e generoso como deve ser.

Tempos piores médicos melhores.

2 comentários:

Anônimo disse...

parabéns. tens toda a razão tatis.

curtos instantes disse...

Mais comportamento, mais sensibilidade e menos técnica. Conhecimento é indispensável, mas o que marca a diferença é a relação médico - paciente. Sempre, e apenas, quando o resultado é o desejado pelo paciente.

curtosinstantes.blogspot.com