quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Mudanças estratégicas


Nas negociações é sabido que muitas vezes dá-se um preço mais elevado para depois ir baixando para que se chegue ao preço que ambas as partes estejam de acordo e se faça o negócio.

O problema é quando essa técnica passa a ser comum para tudo.

Com o governo Sócrates aconteceu várias vezes uma delas lembro-me com os professores e com os médicos.  Fizeram greves e depois conseguiam o que queriam e mais tarde uns seis meses se tanto voltava o dito por não dito.

Foi impressionante a forma de parar com as greves dando um ar que negociavam e mais tarde voltava a aplicar algo parecido conseguindo o que queria.

Com Passos Coelho acontece outra coisa, ele lança a bomba e depois recua conforme o efeito que dá na opinião pública.  A maior parte das bombas não chegam a ter o efeito porque param antes de tempo.

Será que é falta de jeito ou é uma "técnica de negociação"?  Não gosto, mas dá o seu efeito.

O povo pensa que é pelos seus protestos que o governo recua e o governo depois aplica outra medida que era a que queria mas já sem tanta oposição do povo.  Será assim?

Não gosto.

Este governo tem uma tarefa muito difícil mas se soubesse comunicar melhor com os seus eleitores ganhava muitos pontos.  Tal como já disse antes, deve ser claro e deve mostrar tudo o que tem feito com simplicidade e de forma ao povo perceber que o estado também está a encolher e têm sido feito mesmo reduções na despesa pública.

O Governo deve apresentar as contas com comparações do que se gastava à um ano ou dois e agora o que se gasta.  


Nenhum comentário: