terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Entropia humana?


A tendência para a desordem é natural mas se o ser humano consegue fazer várias coisas contra a natureza também pode lutar contra a entropia (desordem).

Aliás a evolução da civilização ao longo dos tempos mostra a luta constante contra a entropia.

Quanto mais as pessoas forem disciplinadas o controle nas suas vidas sobre a entropia é mais forte ou mais fraco.  Mas tal como tudo se um sistema começa a fraquejar em algum ponto é mais difícil manter o sistema no seu prefeito funcionamento.

Se o que não estava previsto ou não queríamos prever acontece, a nossa vida complica logo e o nosso sistema de auto-controlo é posto em causa.  Conforme a nossa resistência conseguimos mantermos equilibrados melhor ou pior conforme nos treinámos para as ameaças ao nosso sistema.  A presença da tendência para entropia existe e é mais forte ou mais fraca conforme nós nos soubermos equilibrar e sobreviver aos ataques dessa força.  Já alguém disse "todos podemos cair a diferença é saber levantar".

Num país é a mesma coisa, a tendência para a Entropia é enorme. Agora como o povo reage e se controla para conseguir ultrapassar momentos de crise é que faz toda a diferença.

O Povo Português é bestial em tempos difíceis.  Apesar da ameaça de irem ficar ou muito mais pobres ou mesmo desempregados não impediu de serem generosos na campanha do Banco Alimentar e isso faz ficar orgulhosa de ver como o povo é.

Se os partidos se unissem para bem do país, nós conseguiríamos melhores resultados e as noticias não seriam tão miserabilistas e não se permitiria a vergonha que foi o Finantial Times falar tão mal do nosso país.
Nós temos imensas coisas boas e por estarmos numa fase de "entropia" não devemos permitir que quem olha para o nosso país só veja o mal e não tanta coisa boa que aqui se passa.

A falta de união é incrível e a vontade de protagonismo é enorme.  O partido comunista, o bloco de esquerda e o partido socialista querem mandar mas nem assim conseguem ser inteligentes de forma a fazer bem ao país.  Apenas atacam e dividem-se entre si.  No fundo não estão preparados para em momentos de crise atuarem.

É preciso vencer a confusão em que estamos metidos porque a entropia vai sempre existir com mais força ou menos, é preciso é saber lidar com ela e conseguir ultrapassar esta confusão da melhor forma possível.


Nenhum comentário: