domingo, 30 de dezembro de 2012

É preciso não chorar os que emigram


Mais do que a diáspora agora criada pelo Presidente da República e por um grupo de empresários que julgo já deviam representar bem o nosso país sem ter que o PR dizer.

É preciso não chorar os que emigram.  É preciso ter esperança que estes que vão para fora também vão ajudar Portugal a ser melhor.

Se todos os cientistas e profissionais que bem preparados se afilam em universidades estrangeiras, empresas multinacionais etc. Vão fazer um excelente trabalho para Portugal.

Quantos alunos que vão conhecer o seu professor português não ficam com uma ideia de um português.
Quantos colegas nas multinacionais conhecem um português seu colega não ficam a conhecer um pouco de Portugal.

Os que emigram em geral vão trabalhar bem fazer muito que não conseguiam quando estavam em Portugal e  com isso melhoram a imagem dos Portugueses no mundo.

Se em Portugal conseguirmos dar a volta, esses emigrantes terão também orgulho no País que deixaram e procurarão fazer parte dele.

É importante não considerar que quem vai para fora não voltará.  É preciso é criar condições para que seja bom fazermos parte de um todo de um país que tem gente fantástica espalhada pelo mundo.

Os resultados têm sido muito maiores do que o tamanho físico do nosso País.  Cientistas, desportistas, empresários, têm tido resultados surpreendentes e bons em qualquer parte do mundo.

Julgo que era muito importante para manter a ligação com todos os que vão para fora, ver o que falta e criar condições que quem vai, possa transmitir aos filhos mesmo à distância a ligação a Portugal.

Para os portugueses continuarem portugueses aonde quer que estejam é preciso que os serviços das embaixadas se modernizem e as escolas de português sejam de fácil acesso a cada português por esse mundo fora, mesmo que não fisicamente é preciso tornar apelativo continuar a saber português tal como existe as televisões internacionais podiam-se criar programas de português para várias faixas etárias na internet para ajudar aprender português e manter a lingua.

Cada português a viver fora teria um código para uma escola com qualidade de português mesmo português com história e diversões para atrair todos os que quisessem manter a lingua ou ensinar aos seus filhos, e várias actividades na internet.

Tem de acabar a dificuldade em quilometros para alguém que quer que os seus filhos sejam registados ou que continuem a aprender português, é preciso que não seja dificil não deve haver  impedimentos aos portugueses fora manterem a ligação.

É preciso mais do que nunca que os portugueses que estão fora por esse mundo fora possam ter ligação certa a Portugal mas por bons motivos.  Que não seja por incompetência ou falta de genorosidade nos serviços diplomáticos.

Portugal tem de pensar que com a globalização mais do que nunca o nosso país não se restringe ao Portugal fisico mas sim um pouco por todo o mundo.

Em vez de chorar quem tem energia e possíbilidade de viver noutro país é preciso apoiar seguir e ajudar a continuar a ter orgulho em ser Português.

[atualização]
Um bom instrumento que existe e pode evoluir é o site do instituto Camões
 http://www.instituto-camoes.pt/

Nenhum comentário: