quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Água nas cidades


No futuro os prédios nas cidades deviam ser construídos com reservatórios de água e se possível com tratamento.  Tal como hoje em dia já se sente a necessidade que haja garagem, no futuro todos os prédios deviam aproveitar as águas da chuva através dos telhados.

Antigamente as casas tinham no telhado uns reservatórios de água. Com as distribuição da água pelas companhias deixou-se de dar importância e não se procura armazenar água individualmente. 

A água que já é um bem escasso, vai-se tornar ainda mais escasso como toda a gente sabe.

Existem prédios fantásticos em alguns sítios do mundo que são fabulosos na sua conceção em termos de aproveitamento de todos os recursos energéticos e de recuperação de recursos.

Nós em Portugal devíamos pensar mais no problema da água.  Embora tenhamos uma área vastíssima em mar, dependemos muito de Espanha para a água doce.  Os nossos rios mais importantes começam em Espanha.

Já se procura aproveitar a água do mar fazendo tratamentos mas ainda está longe de resolver o problema da falta de água.

Já temos problemas com Espanha.  Se está seca eles tentam reter a água mais do que deviam e quando existe muita água eles largam as barragens o que faz com que nós tenhamos que estar ao corrente das decisões deles para gerirmos as nossas barragens também e não se gerarem problemas de cheias ou secas.

Existe legislação e tem tudo corrido normalmente mas na verdade no futuro se as dificuldades aumentam temos que ter mais cuidado.

Já sem falar da poluição.  Com a crise podem baixar as exigências de fiscalização e a poluição das águas aumentar.

Antes dos problemas acontecerem é preciso estarmos preparados pelo menos para diminuir os riscos mais previsíveis.

Assim deviam haver um plano para que as construções uma vez que estão a criar impermiabilização dos solos e retiram água a possíveis lençóis de água que podiam ser gerados, as construções novas deviam ter reservatórios de água que permitissem ajudar a gerir as necessidades de água de cada construção.

Tal como já existem geradores nos hospitais estes deviam ter reservatórios de água e a água da chuva dos seus telhados ou terraços ser aproveitada para fazer face a algumas necessidades básicas e até baixar custos de funcionamento.

Se calhar já fazem mas como ninguém fala nisso e eu acho que em vez dos algeroz virem escoar para a rua ou para os esgotos deviam haver uma retenção dessa água em cada construção conforme a área de telhados ou terraços o seu reservatório seria proporcional.

Os próprios jardins quando construidos além das plantas já serem escolhidas para os custos de manutenção serem o mais reduzido possível (isso já é feito pelos arquitectos paisagistas ou pelo menos eles têm formação para poderem fazer jardins tendo em conta os custos de manutenção serem o mais reduzido possível).  Devia em cada jardim haver um reservatório para ajudar à rega desse mesmo jardim.

Talvez as companhias de águas não quisessem e os construtores também não, mas eu acho que era um sinal de civismo se isso começasse a ser obrigatório nas novas construções.

O ser humano não sobrevive sem água e a civilização precisa de água.

É preciso aproveitar melhor a água das chuvas nas cidades.



Nenhum comentário: