terça-feira, 13 de novembro de 2012

Será que a liberdade é um luxo?

A liberdade no conceito amplo do tema.

A liberdade é e devia ser um direito de todo o ser vivo, principalmente do ser humano.

A liberdade tal como outros conceitos é um conceito relativo e discutível.

Quando a liberdade é tanta que acaba por prejudicar outros.

Até aonde se considera normal a necessidade de liberdade e passa a ser uma necessidade egoística?

O que se pode considerar um pensamento livre?

Será que a educação ou a falta dela tira ou dá mais liberdade?

A Internet quando surgiu para o público em geral veio dar uma noção de liberdade fantástica.  Cada um podia escrever o que queria, outros podiam procurar por todos os assuntos possíveis e a sensação era realmente revolucionária.

Enquanto os estados não perceberam o poder da internet conseguiu-se ter noticias de sítios recônditos em normalmente a informação vinha deformada, passou-se a conseguir saber mais.

Hoje em dia sabe-se que os nossos emails podem estar a ser lidos por alguém, que existem muitos aparelhos de escuta telefónica etc.

Mas entretanto a liberdade foi demais e começou-se a perceber que muitas vezes a liberdade de uns prejudicava outros e começaram as limitações.

À pouco tempo o Economist falava que qualquer dia tínhamos uma internet em cada país.

É sabido que na China a internet é moldada pelo partido comunista chinês.  E sabe-se lá tantos outros países, e outras limitações que nós desconhecemos.

Coisas terríveis se passam no mundo com a limitação do ser humano até à mais básica limitação de liberdade que é a física.

Não consigo reagir bem a ainda hoje em dia  haver mulheres que têm de viver de burka e que têm todas as outras limitações que essas religiões obrigam, mas falo de uma liberdade mais do mundo ocidental, em que é suposto as mulheres terem os mesmos direitos que os homens.

Agora são os jornais que querem que o Google pague as notícias.  Portanto tínhamos as notícias de graça através da internet e agora só se pagar. 

Também nos tempos que correm já nos jornais nós olhamos para eles a ver quem teve poder para colocar as notícias.  etc  A liberdade de imprensa é muito relativa.  O caso do fecho do jornal Independente...etc.

O ser humano quando obtém a liberdade total acaba mal.  Quem não cria laços de amizade e familiares acaba numa solidão terrível.  Ao principio parece fantástico poder fazer tudo o que quer mas de repente vê-se sózinho, com hábitos desregrados e muito isolado.

Muitos "génios" libertam-se mais das suas obrigações e aplicam o seu tempo todo como querem sem pensar nos seus queridos e com isso muitas vezes é assim que conseguem resultados fantásticos profissionais na sua vida.  Está em quem o rodeia se aceitam esse egoísmo e procuram viver na mesma com o "génio" ou não.

 A liberdade de uma pessoa, prejudica muitas vezes o "vizinho" e a sua liberdade acaba por ter de ser limitada.

Conforme os países existe mais ou menos liberdade.

A nível pessoal a liberdade também é limitada e relativa.  

No fundo a liberdade acaba sempre por ser limitada e relativa.

Quem quer liberdade a mais que prejudica o outro acaba por ser egoísta e torna o relacionamento com os outros mais difícil.

A solução é conseguir atingir um equilíbrio entre a liberdade e o compromisso.

A liberdade é um luxo que tem de ser utilizada com moderação.


Nenhum comentário: