segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O declinio do director financeiro


Esta crise antes de mais deve-se ao excessivo uso de técnicas financeiras para dar cada vez melhores resultados financeiros às instituições.

Os economistas e os gestores em particular têm um defeito muito acentuado na sua formação.  Como a base de muitos professores era à partida contabilistica, os números dão a base à formação do gestor de hoje em dia.  

Principalmente ocorre este fenomeno porque o gestor financeiro numa empresa pode obter resultados de mudança numa empresa muito mais rápidos que outros sectores.

O problema foi-se arrastando os financeiros nas empresas ganharam um protagonismo que se suplantava a gestores de outras áreas na empresa.  Com esta ascendência do gestor financeiro sobre os decisores finais muito ficou por fazer nas empresas.  Cometeram-se erros cruciais que deram cabo de muitas empresas.

Em Portugal o director financeiro quanto mais soubesse  manobrar os números para ter vantagens fiscais etc era mais valorizado.

A história dos carros poderem ser considerado como uma despesa fez com que as empresas adoptassem a aquisição de carro como forma de melhorar o ordenado de algum director.  Uma forma assumida por todos em que o ordenado melhorava e não era punido fiscalmente por esse acréscimo de mordomias.  E muitos mais exemplos podiam ser dados.

A Gestão de Empresas é muito mais do que a gestão financeira.

A gestão de recursos humanos que foi sempre considerada um dos parentes pobres na direção das empresas poderia ter um papel crucial na produtividade da empresa.  Foi um grande erro muitas empresas terem na direção de recursos humanos pessoa pouco preparados e pouco motivadas.

Normalmente o departamento de recursos humanos por defeito torna-se um gabinete de burocracia e muitas vezes até com um carácter policial, sem se preocupar em tornar os seus trabalhadores motivados e mais produtivos.

No caso de haver um gestor de produção este devia trabalhar em sintonia com o departamento de recursos humanos.

Trabalhador que se encontra descontente ou injustiçado não produz tão bem nem reflete uma boa imagem se tiver contacto com o público.

Tendo o director financeiro poder exagerado sobre as decisões pode gerar um atrofiamento de outros sectores da empresa,

Muitas vezes em pequenas empresas os directores financeiros são contratados e quem os supervisiona não tem formação para perceber nem metade do que é feito e portanto tomam decisões só pelo que o financeiro lhes diz.

Quando um gestor é contratado para gerir globalmente uma empresa, um hospital ou até tribunais ou outra coisa que seja precisa ser gerida deve se ter em conta a sua formação e o seu caracter, objectivos que ele ache importante serem traçados para a organização em causa.

A Gestão de Empresas foi criada para inter-relacionar conhecimentos de diversas áreas e fazer com que o Gestor estivesse preparado para conseguir fazer uma análise equilibrada de um todo da organização.  Só assim é que um gestor está a cumprir a missão que a sua formação o preparou.

Quando se é gestor financeiro, de produção, ou recursos humanos etc. tem de se saber fazer parte de equipa, de um todo.   É preciso saber trabalhar em equipa e inter-relacionar conhecimentos e haver entreajuda entre departamentos.

Um problema é sempre querer resultados rápidos com o minimo esforço e sem olhar para o global.

É preciso que os empresários saibam equilibrar os poderes dos seus gestores e obrigar a haver um espirito de cooperação que tem sido muito difícil em Portugal a todos os níveis,

É preciso mudar o espírito com que se trabalha.  Sei que é um problema cultural mas uma vez que tem de haver mudanças isto é também é necessário mudar.  Começando nas escolas primárias (para combater os egoísmos e individualismos crescentes nos dias de hoje).

Caracteristicas de ascensão rápida e queda profunda:
A ambição desmedida.
A falta de respeito pelo outro.
A falto de respeito pelo bem comum
A falta de valores a todos os níveis.

Portanto deixem de dar tanto poder a gestores financeiros e os resultados globais podem ser mais fáceis de serem atingidos.

Os problemas têm de ser atacados em diferentes frentes com equilíbrio e é essa a função que o gestor deve estar preparado para criar bons resultados.

Finalmente a Gestão como um todo!



Nenhum comentário: