segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Formal nem pensar!


A propósito de ler na revista Vogue inglesa do mês de Novembro na descrição de uma fotografia de moda.

"not so formal" - sem grandes formalidades.

Existe a moda de tudo tem de ser relaxado.  Fica bem alguma coisa não estar de acordo.  O certinho não dá jeito, dá trabalho e portanto o que está a dar é o estilo imperfeito.

A liberdade em tudo, se for em excesso pode criar falta de noção de conduta.  Não é preciso ser formal, tudo deve ser relaxado e portanto cometem-se mais excessos do que deveria acontecer.  Até o nosso parlamento mostra isso.

Como os adolescentes olham para o parlamento em que deputados faltam ao respeito uns aos outros.

Não há politico que não tenha que fingir que vai a uma reunião de fim de semana vestido descontraidamente.   Existe um "complexo da gravata". Aquelas fotografias de fim de semana são esquisitas.

Uma situação ridícula são as escolhas de cores de gravatas, julgo que já ninguém pensa que as cores são escolhidas ao acaso, por vezes cores para dar um ar relaxado ou moderno como verde alface ou rosa num Presidente da República que já não é novo, não joga.  Julgo que o Passos Coelho também segue essa linha. Apesar de novo, atendendo ao seu cargo devia ser mais sóbrio, até porque não coincide com a personalidade de cada um.

Outra situação ridícula é os políticos estarem a conversar com outro politico em cadeiras virados para os fotógrafos e cruzarem as pernas como se estivessem num salão de chá, ou em casa de familia.  Vi o Sócrates fazer isso com o presidente Obama, (julgo que a ideia era dar um ar relaxado).  O Cavaco Silva também faz. Não percebo, fica muito mal.  Eu acho que não dá um ar sério, nem másculo dá um ar compremetido a uma conversa de dois politicos. É estranho este hábito.
Julgo que muitas vezes são os consultores de imagem que precisam de dar um ar que sabem muito e depois metem argoladas.

No fundo tentam dar um ar descontraído e para mim dá um ar fabricado.

Agora também as pessoas ao fim de semana têm de vestir uma roupa descontraída mesmo que estejam na cidade mas o que acontece é que a maior parte dá um ar que  vai para o campo.  Nas senhoras a moda das calças por dentro das botas é muito ridícula, qualquer idade e feitio anda assim.

Com a atitude "not so formal"

As crianças têm de estar apalhaçada e ter os sapatos cheios de cor, ou então com roupa deprimente super escura, cheias de brilhantes.   Como uma criança pode criar imaginação se está vestida com pretos e roxos ou está toda às cores estilo palhaça. A ideia é nada ser simples.  Até as cuecas têm de ser coloridas e cheias de bonecos.  Os pijamas então dos rapazes parece que são para dar pesadelos, em vez de serem para relaxar.

Necessidade de afirmação por não dar o seu melhor.  Pelo relaxamento, pela descontração.

Convém dar um ar relaxado.  É mais fácil ser se trapalhão do que ser esmerado.

A sociedade aceita melhor os trapalhões e relaxados.  Quem se esforça e procura sempre aperfeiçoar é esquisito e aborrecido.

Depois há outra vertente, que é, os relaxados fabricados serem super-heróis como conseguissem fazer tudo.
São perfeitos porque, são relaxados, desportistas bons profissionais e muitos até tentam dar um ar que são excelentes pais.  Tanto em homens como em mulheres, existem uns que não se importam de dar um ar que conseguem tudo, mesmo que muita gente como as professoras dos filhos ou a sua ou suas empregadas passarem a vida a tapar os "buracos" que eles criam nos seus filhos.  Ás "três pancadas" consegue-se muita coisa.

Existe a crença ou dá jeito essa crença que as crianças devem crescer livres conforme a sua personalidade,  livres para deixar a sua personalidade se formar, o resultado é uma quantidade de malcriados e selvagens que andam por aí e cada vez são mais.

Os jovens não se querem comprometer, os sonhos são outros.

As famílias gostavam de ter mais filhos mas o momento é de "arrepiar caminho".

Com tantos divórcios muitos voltam ao "ataque" diz-se de brincadeira que agora "estão de predadores", voltam a sair e voltam aos namoros.

É mais fácil ser relaxado do que ser exigente consigo próprio, procurar disciplinar e dar exemplo ao próximo dá muito trabalho e pode não correr bem, o melhor é não tentar porque assim não falhou.

Parece que é mais fácil ser egoísta do que respeitar o outro. E com isto o "not so formal" vai prevalecendo na sociedade de hoje em dia.

E as crianças no meio disto tudo, qual o caminho que vão adotar?




x

Nenhum comentário: