terça-feira, 30 de outubro de 2012

Portugueses mais criativos, como?


Antigamente havia muito a mentalidade que a criança não percebia nada e portanto raramente havia interação com ela, uns conseguiam ir compreendendo outros iam sobrevivendo.

Hoje em dia cai-se no extremo oposto.  Uns estão sempre presentes e a estimular o bebé demais e outros acham que colocando ao pé da televisão o bebé desenvolve-se.

Os bebés que vão tendo uns dias variados são os bebés mais equilibrados.  Com carinho, com horários e com alegria e tranquilidade.

As cores, a música e sons diferentes são estimulantes.  O bebé sair de casa todos os dias também é importante.

Devem ver televisão com moderação.  Não se pode deixar (ou não se deve) os bebés horas à frente da televisão.

Ao longo do crescimento  as crianças precisam de tempo livre para poderem dar "voltas à cabeça" e pensar o que vão brincar e como.  

Se a criança não tem tempo só com ela própria e tudo é lhe imposto com horários e só têm de fazer o que está no programa, dificilmente vamos ter gente criativa.

As crianças habituam-se a que alguém os vai entreter, vai dizer o que fazer.  As crianças habituadas a este ritmo não se sabem entreter sozinhas e tornam-se impacientes com facilidade e "vazias":

É bom  as crianças saberem estar com elas próprias e entreterem-se.

Os ATL(actividade de tempos livres) são necessários mas os melhores são aqueles em que deixam as crianças  fazer trabalhos diferentes uns dos outros.

Eu sou apologista que as crianças nas férias, possam ter um tempo em casa a "olhar para o tecto", até terem uma ideia para fazer.

Mesmo ao fim-de-semana é bom que tenham tempos calmos, sem marcações prévias.  Existem pais que acham que é terrível não saber o que fazer para entreter os filhos.  Para eles fim-de-semana tem de ter programas marcados.

Muitas vezes pais com poder econômico acham que os filhos têm de estar ocupados e querem que as crianças ganhem o máximo de informação e conhecimentos nessa altura. Os pais muitas vezes acham que têm de preencher as férias dos filhos com cursos sobre qualquer coisa, para que estejam ocupados, mesmo que pudessem ficar em casa.

Se a criança estiver sempre dentro de horários e aclividades impostas eles começam a não saber se entreter e têm até dificuldade em imaginar.

As crianças estimuladas a ler e que aprendem a gostar de ler, têm tendência para poder serem mais criativos.

Ser criativo não quer dizer que vá criar coisas, mas sim poderá estar mais preparado para resolver situações com mais criatividade e flexibilidade.

Portanto para crianças criativas é preciso que elas tenham tempo livre (livre de verdade) e além disso que tenham alguém que se interesse por eles e apoie a criança a brincar com coisas diferentes e de maneiras diferentes.

É preciso que essas crianças não cheguem à adolescência e se desmoralizem ou deixem de acreditar que podem criar ou imaginar.

No 2º e 3º ciclo é preciso que os professores dêem alguma liberdade de criação.  Que sejam estimulados a acreditar, motivados a estudar e adquirir conhecimentos em áreas variadas.

Na Universidade os professores, em vez de despejar matéria que vem nos livros ou sebentas, devem primeiro sugerir o que devem estudar e a seguir devem passar a dar aulas de troca de ideias do que foi estudado e tirar dúvidas, deve haver provas mas também trabalhos em que os alunos possam apresentar os seus estudos.

Os alunos têm no professor um orientador, uma base central do seu enriquecimento mas não fica por aí.  Os alunos estudam autónomamente e trocam ideias e conhecimentos com os professores, e estes orientam de forma a contribuir para que continuem os seus estudos e a melhorar no curso que escolheram tirar.

Já muita gente falou nisto e é o que eu acredito e o que acho que deve ser no futuro.  A forma de tornar as pessoas mais criativas e mais ricas.  Mais preparadas para um mundo que muda tão rapidamente.




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